Equipe LIBRAS

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sexta-feira, 16 de abril de 2010

TRABALHO DE EXTENSÃO DO DIA 20/ABRIL

Todos os alunos(as) do Projeto LIBRAS: Falando com as mãos, devem postar trabalho respondendo as questões abaixo relacionadas. Os trabalhos devem ser colocados na janela postar comentários.

Questões:

1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
2 - Por que se criou a LIBRAS?
3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?

*Ultima data para postagem dos trabalhos será 26/04.

30 comentários:

  1. Professor,

    Seguem respostas das questões acima:

    1) O ano que s tornou obrigatoria a LIBRAS na grade curricular das universidades foi 2005.

    2) A LIBRAS foi criada com o objetivo de estabelecer uma forma de comunicação com os surdos, assim como alternativa de comunicação entre os proprios surdos.

    3) As quatro modalidades de atendimento são:
    - Inclusiva sem apoio de sala de recursos;
    - Inclusiva com apoio de sala de recursos;
    - Classes especiais;
    - Exclusivamente de educação especial.

    LAURITA COELHO NUNES

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  2. 1-O ano que se tornou obrigatório o ensino de Libras foi 2002, com a Lei 10.436 de 24 de abril.
    2- Para facilitar a comunicação dos surdos com os próprios surdos e também com ouvintes, preparando-os para o mercado de trabalho.
    3- As quatro modalidades de atendimento, Classes Comuns, Sala de Recursos, Sala Multifuncional e Escola Especial.
    Cursistas; Joni Vieira e Solange Khoury

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  3. 1- Lei 10.436 de 24 de abril de 2002
    2- Para facilitar a comunicação do Surdo com familiares e comomunidade em geral e prepará-lo para o mercado de trablaho.
    3- Classe Comum, Sala de Apoio, Sala Multifuncional e Escola Especial
    Cursistas;Solange Khoury e Joni Vieira

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  4. Maria de Nazaré Pacheco Castro

    Questões:

    1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    R: Lei 10.436 de 24 de abril de 2002
    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    R:Para facilitar a comunicação do Surdo com familiares e comomunidade em geral e prepará-lo para o mercado de trabalho.
    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    R: Classe Comum, Sala de Apoio, Sala Multifuncional e Escola Especial.

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  5. Barcarena, 26 de Abril de 2010-04-26.
    Curso de LIBRAS
    Aluna: Jane Cristina T. Dias
    Aqui estão as respostas da Atividade

    1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    R: No ano de 2002.
    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    R: Para desenvolver uma linguagem própria entre pessoas surdas, e hoje podemos dizer também com pessoas ouvintes. Esse processo de comunicação e compreensão vem facilitar e proporcionar as pessoas surdas um melhor convívio social, bem como fovorecer seu acesso e permanência nas instituições de ensino, pois com o uso de LIBRAS aprendizagem desse discente terá mais êxito.
    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    R: Oralismo, Comunicação Total, LIBRAS e Bilingüismo.

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  6. rosineide aparecida chaves de lima
    26/04/2010
    1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    R: No ano de 2002.
    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    R: Para desenvolver uma linguagem própria entre pessoas surdas, e hoje podemos dizer também com pessoas ouvintes. Esse processo de comunicação e compreensão vem facilitar e proporcionar as pessoas surdas um melhor convívio social, bem como fovorecer seu acesso e permanência nas instituições de ensino, pois com o uso de LIBRAS aprendizagem desse discente terá mais êxito.
    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    R: Oralismo, Comunicação Total, LIBRAS e Bilingüismo.

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  7. Barcarena, 26 de abril de 2010.
    Cursista: Roseana Marques do Nascimento
    Resposta da atividade do Curso de Libras


    1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    R: No ano de 2002,com a criação da lei 10.436 de 24/04/2002.
    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    R: Para viabilizar o desenvolvimento de uma linguagem própria entre pessoas surdas e posteriomente com pessoas ouvintes, a fim de facilitar o processo de comunicação e compreensão entre as mesmas, além de proporcionar as pessoas surdas um melhor convívio social, favorecendo a aquisição de conhecimentos de maneira mais eficiente.
    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    R: Oralismo, Comunicação Total, LIBRAS e Bilingüismo.

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  8. Eveli Freitas Lisboa Paes
    26/04/2010
    1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    R: No ano de 2002.
    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    R: Para desenvolver uma linguagem própria entre pessoas surdas, e hoje, com pessoas ouvintes. Esse processo de comunicação e compreensão vem facilitar e proporcionar as pessoas surdas um melhor convívio social, bem como favorecer seu acesso e permanência nas instituições de ensino, pois com o uso de LIBRAS aprendizagem desse discente terá mais êxito.
    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    R: Oralismo, Comunicação Total, LIBRAS e Bilingüismo.

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  9. Barcarena,26 de abril de 2010
    Cursista:Edna Rosa da Silva Costa
    Respostas da atividade do curso de "LIBRAS"

    1-Tornou-se obrigatória no ano de 2002,mediante a lei Nº 10.436 de 24/04,assinada por Fernando Henrique Cardoso.

    2-A "LIBRAS"FOI criada para facilitar a comunicação entre pessoas, aumentar a empregabilidade e promover a cidadania das pessoas surdas.

    3-As quatro modalidades de atendimento são:
    a)Classes comuns
    b)Sala de recursos
    c)Sala multifuncional
    d)Escola especial

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  10. 1-Tornou-se obrigatória no ano de 2002,mediante a lei Nº 10.436 de 24/04,assinada por Fernando Henrique Cardoso.

    2-Para facilitar a comunicação do Surdo com familiares e comomunidade em geral e prepará-lo para o mercado de trabalho.

    3- Classe Comum, Sala de Apoio, Sala Multifuncional e Escola Especial

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  11. Trabalho do curso de "LIBRAS"
    Cursista:Ronaldo Lopes de Souza

    "RESPOSTAS"
    1-Tornou-se obrigatória no ano de 2002,mediante a lei Nº10.436 de 24/04 assinada por Fernando Henrique Cardoso.

    2-A "LIBRAS" foi criada para facilitar a comunicação entre pessoas, aumentando a empregabilidade e para promover a cidadania das pessoas surdas.

    3-As quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos são:
    a)Classes comuns;
    b)Sala de recursos;
    c)Sala multifuncional;
    d)Escola especial.

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  12. Trabalho do Curso de Libras
    Cursista: Maria do Socorro Negrão Silva

    Respostas:
    1. Libras tornou-se obrigatória na grade curricular das universidades com a Lei nº10.436/02.

    2. Como um meio de comunicação e expressão objetiva entre as cominudades surdas e ouvintes para se fazerem compreender e compreenderem o mundo que o cerca, interagindo em todos os ambientes sociais.

    3.As modalidades de atendimento educacionais são:
    Classes Comuns;
    Sala de Recursos;
    Sala Multifuncional;
    Escola Especial.

    Maria do Socorro Negrão Silva
    Em:26/04/10

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  13. Hoje nossa aula foi maravilhosa, espero que possamos seguir adiante nessa jornada com muita dedicação e amor.Para mim que possuo tres alunos D.A. o curso já tem melhorado bastante a minha comunicação com eles. Obrigada a SEMED e a todos que fazem parte do grupo que ministra o curso de Libras. Parabéns a todos nós. Um grande abraço.Sonia Ribeiro.

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  14. 1-Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    R: No ano de 2002,com a criação da lei 10.436 de 24/04/2002.

    O decreto N° 5626 de 2005, da Presidência da República assegura a formação de professores bilíngües, a inclusão da linguagem de sinais como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e optativa nas demais modalidades de graduação. Assegura também a formação de professores de língua portuguesa com metodologia do ensino de segunda língua para surdos, formação de instrutores surdos, ofertas de cursos de graduação em letras com habilitação em libras e outros, aumentando ainda mais a importância do curso para a região.

    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    A LIBRAS foi criada para a comunicação com os surdos e entre eles mesmos. Pois o surdo tem ao seu alcance um leque mais amplo de recursos lingüísticos, que atendam melhor a suas necessidades. Portanto, LIBRAS são línguas de sinais com estruturas gramaticais próprias. Assim uma pessoa que entra em contato com uma língua de sinais aprenderá facilmente outra língua, como francês, inglês, etc.

    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    As políticas recentes do setor têm indicado quatro situações possíveis para a organização do atendimento: participação nas classes comuns, de recursos, sala especial e escola especial.

    Ivete Pinheiro e Sônia Siqueira.
    Turma: Vila dos Cabanos - Escola M.M.M.

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  15. preciso praticar mais o exercicio das mãos, para melhor aprendizado, pois as aulas são ótimas, porém precisamos de mais tempo.
    abraço a todos! boa noite!

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  16. Em 2002, mediante a Lei 10.436, em 24 de abril
    2) Para facilitar a socialização e a empregabilidade da pessoa surda.
    3) Classe Comuns, Sala de recursos , Intinerancia e Instituições Especiais
    Rosimary Souza Carvalho.

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  17. NO ANO DE 2002 COM A LEI 10.436 DE 24 DE ABRIL.
    02- PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO DO ALUNO SURDO COM SEUS FAMILIARES E PREPARÁ-LO PARA O MERCADO DE TRABALHO.03- CLASSE COMUM,SALA DE APOIO MULTIFUNCIONAL E ESCOLA ESPECIAL. ALUNA ALDINETE

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  18. estou gostando do curso,pois está me ajudando na interação com a aluna em sala de aula obrigada.............................

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  19. MUITA GENTE INTERESSADA EM FAZER O CURSO AQUI EM ITUPANEMA ,QUAL A RESPOSTA?

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  20. 1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    A lingua de sinais (LIBRAS)tornou-se obrigatório no ano de 2005 pelo decreto 5.626 de 22/12.


    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    Criou-se a Libras para facilitar a comunicação entre o portador de deficiencia e o ouvinte;

    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    As quatro modalidades de atendimento são :
    1- Inclusiva com apoio da sala de recursos;
    2- Inclusiva sem apoio da sala de recursos;
    3- Educação Especial;
    4- Exclusiva de Educação especial

    Aluna: Maria José Nicodemos

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  21. 1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    A lingua de sinais (LIBRAS)tornou-se obrigatório no ano de 2005 pelo decreto 5.626 de 22/12.


    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    Criou-se a Libras para facilitar a comunicação entre o portador de deficiencia e o ouvinte;

    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    As quatro modalidades de atendimento são :
    1- Inclusiva com apoio da sala de recursos;
    2- Inclusiva sem apoio da sala de recursos;
    3- Educação Especial;
    4- Exclusiva de Educação especial

    Aluna : Antonia Maria Freitas de Castro

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  22. Este comentário foi removido pelo autor.

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  23. 1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    A lingua de sinais (LIBRAS)tornou-se obrigatório no ano de 2005 pelo decreto 5.626 de 22/12.


    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    Criou-se a Libras para facilitar a comunicação entre o portador de deficiencia e o ouvinte;

    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    As quatro modalidades de atendimento são :
    1- Inclusiva com apoio da sala de recursos;
    2- Inclusiva sem apoio da sala de recursos;
    3- Educação Especial;
    4- Exclusiva de Educação especial

    Aluna:Maria Cleia Cravo Freitas

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  24. Aluna: Claudete de Nazaré Santos Souza

    1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?
    A lingua de sinais (LIBRAS)tornou-se obrigatório no ano de 2005 pelo decreto 5.626 de 22/12.


    2 - Por que se criou a LIBRAS?
    Criou-se a LIBRAS- Lingua Brasileira de Sinais para facilitar a comunicação entre o portador de deficiencia auditiva e o ouvinte e assim a aprendizagem ;

    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?
    As quatro modalidades de atendimento são :
    1- Inclusiva com apoio da sala de recursos;
    2- Inclusiva sem apoio da sala de recursos;
    3- Educação Especial;
    4- Exclusiva de Educação especial;

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  25. Prof. Marcelo Bom dia !
    Lamento informar que não irei a aula amanhã (04/05) pois acompanharei meu pai no medico!
    Agradeço a compreensão Obrigada !!!!
    Claudete de Nazaré Santos Souza

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  26. profº Marcelo, tenho a falar que o trabalho exige muita dedicação, somos ouvintes e precisamos falar menos para que as atividades possam fluir mais.
    boa noite e até a próxima!

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  27. 1 - Em que ano tornou-se obrigatória a LIBRAS na grade curricular das universidades?

    Decretada e sancionada em 24 de Abril de 2002, a Lei Nº10.436, no seu artigo 4º: "O Sistem Educacional Federal e Sistemas Educacionais Estaduais, Municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente".

    2 - Por que se criou a LIBRAS?

    Confirmando-se a grande importância do uso desta forma de linguagem na educação dos surdos em escolas regulares, evidenciando-se a necessidade de uma educação bilíngüe que valorize a língua natural do surdo, dando condições para que este possa desenvolver-se para a vida social, a cidadania e para o trabalho.

    3- Quais as quatro modalidades de atendimento educacional para os surdos?

    Classes comuns,sala de recursos,sala multifuncional,Escola especial.

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  28. REGIVANIA" CANTINHO DO SABER,OLÁ PROFº MARCELO,SEGUE AS RESPOSTAS DAS PERGUNTAS1 ACIMA.-Tornou-se obrigatória no ano de 2002,mediante a lei Nº 10.436 de 24/04,assinada por Fernando Henrique Cardoso.

    2-Para facilitar entre o deficiente e o ouvinte.facilitando assim sua inclusão no mercado de trabalho

    3- Classe Comum, Sala de Apoio, Sala Multifuncional e Escola Especial

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  29. Aluna: Deysiane Gomes Ferreira.
    1.através do 4º artigo da lei 10.436 de 24 de abril de 2002, a libras tornou-se obrigatória.
    2.Possibilitar a comunicação entre pessoas deficientes auditivas e pessoas ouvintes; facilitando a aprendizagem, a socialização e a empregabilidade, permitindo que a pessoa surda se desenvolva.
    3. As modalidades são:
    Inclusiva com apoio da sala de recursos;Inclusiva sem apoio da sala de recursos;Educação Especial;Exclusiva de Educação especial

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  30. A Coordenação do Curso

    Estou triste por ter chegado as férias,pois adorei ter participado como aluno neste curso, espero que tenhamos sempre esses encontros de libras para reforçar o aprendizado que é muito importante para socializar com os alunos, surdos ou não.Boas férias e que em agosto os encontros sejam mais emocionantes.JONI E SOLANGE

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